INTRODUÇÃO: Anatomia Humana é uma disciplina fundamental para a formação de profissionais da área da saúde, em especial, os cursos de graduação em enfermagem, integrando o eixo básico para o entendimento das estruturas anatômicas. OBJETIVO: Avaliar na literatura existente acerca dos desafios traçados para o ensino e aprendizagem de anatomia nos cursos de enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão de literatura, bem como um estudo descritivo, observacional e qualitativo. O levantamento de dados foi realizado através das plataformas digitais (Scielo), (Lilacs) e (MedLine via Pubmed), levando em consideração o período de 2015 a 2020. Utilizou-se os DeCS: “Desafios”, “Ensino e Aprendizagem”, “Anatomia Humana” e “Enfermagem”. Os critérios de inclusão foram: artigos completos publicados na temporalidade abordada nos idiomas português e inglês e como critérios de exclusão, estabeleceu-se estudos não condizentes com a temática e não disponibilizados na íntegra. RESULTADOS: As publicações evidenciam grandes desafios para o ensino e aprendizagem de Anatomia Humana no contexto da enfermagem, onde o mesmo ainda não exibe alterações significativas, mesmo com o avanço da tecnologia e a expansão dos recursos didáticos. Onde ainda se tem profissionais docentes que atuam ministrando a disciplina, que não tem formação específica para o ensino. Os estudos destacam que as formas de ensino algumas vezes possibilitam restrição do raciocínio crítico do aluno, tornando o ensino de anatomia monótono e desmotivante, principalmente para os acadêmicos que se encontram pela primeira vez com os assuntos e que ainda não têm de forma clara a necessidade de um conhecimento compacto do assunto. Acerca da aprendizagem, os achados abordam que os estudantes enfrentam desafios na disciplina de anatomia, quando chega ao ensino superior com lapso de conhecimentos e saberes que prejudica na produção de conhecimento. Outro déficit são a escassez de materiais, como peças anatômicas para prática, prejudicando assim para uma melhor assimilação do conteúdo, afetando também no processo de ensinar. CONCLUSÃO:
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